Óleo de Coco – Será que ajuda a emagrecer? #12dias

3 set

Desde que começamos a Operação Casamento eu comprei óleo de coco para experimentar. Minha nutricionista disse que eu poderia tentar, incluindo o óleo na minha dieta, mas deixou claro que ainda não há nada comprovado, portanto tudo pode não passar de mais um modismo.

Então, comprei o óleo de coco líquido e, passados dois dias, ele virou uma pasta, ficou cremoso. O que não é muito legal ver se você pensar que aquilo é um ÓLEO, ou seja, gordura!rsrs! Pesquisando, descobri que o produto atinge aquela consistência em temperaturas mais baixas. Aí já era tarde demais e eu ainda não voltei a usar. Mas vamos falar um pouquinho mais desse produto para quem quiser conhecer ou tirar dúvidas!

ÓLEO DE COCO:

Muitas pessoas acham que somente consumindo o óleo de coco sem associá-lo aos exercícios físicos e a uma dieta equilibrada vão conseguir obter os benefícios. Não, menininhas preguiçosas! Você só vai emagrecer se controlar a alimentação e práticas atividades físicas regulares. É aquele velho blá-blá-blá…

Pelo que pesquisei, percebi que há dois tipos de correntes em relação à esse modismo.

CORRENTE 1:

O óleo de coco emagrece, tem ação antioxidante, diminui o colesterol, melhora o sistema imunológico, regula o intestino, tem ação cosmética e ação dermatológica, mas tudo isto aliado aos bons hábitos de vida.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. “Ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo”, explica a especialista.

Além disso, o óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura) e é um poderoso antioxidante. “O sobrepeso também é um acúmulo de radicais livres pelo organismo”, disse a nutricionista para a revista Corpo a Corpo.

Já de acordo com Flavia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde (SP), o óleo de coco é também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

Ele pode ser usado para cozinhar, como substituto das gorduras convencionais, ou tome duas colheres de sopa em jejum..

CORRENTE 2:

óleo de coco, que tem estado no auge das dietas para emagrecer, alguns pesquisadores da área afirmam que não existe nenhum estudo científico que comprove o uso do óleo de coco como emagrecedor.

De acordo com pesquisa feita pelo núcleo de obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – USP, o óleo de coco utilizado como suplemento para redução de peso, é pura ilusão.

Além da não constatação na redução de peso ou de medidas, o óleo de coco, assim como qualquer outo tipo de gordura em excesso, pode aumentar o peso, o colesterol e vários outros tipos de Câncer.

Não esqueça: o óleo de coco é uma fonte de gordura, portanto não é magro, cada colher de sopa tem 90 calorias. Quando consumido em excesso, pode prejudicar pessoas que apresentam problemas no fígado.

Quem ainda tem dúvidas, pode ouvir a esse programinha de rádio com um especialista.

E aí? Dieta com ou sem óleo de coco? Andei pensando e vou esperar a anvisa se pronunciar!!

Um beijo e até!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: