Farinha de berinjela

1 ago

Não precisa ser “rato de dieta” para saber que cada dia inventam uma farinha com novas promessas. Há pouco tempo, me lembro de todo mundo falando sobre a ração humana. Depois, veio a farinha de linhaça e agora, todo mundo quer experimentar a farinha de berinjela.


Pois é… a farinha de berinjela promete emagrecer e reduzir com a gordura abdominal. Um estudo recente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que mulheres que consumiram esse alimento tiveram redução na gordura abdominal. A explicação é simples. “A farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras”, afirma a nutricionista Glorimar Rosa, coordenadora da pesquisa.

A farinha de berinjela possui 40% de fibras em sua composição. Elas geram saciedade, diminuindo a fome e evitando a compulsão alimentar. Tudo que a gente precisa né?! Como se não bastassem, a farinha ainda ajuda a diminuir os índices de colesterol, triglicérides e de ácido úrico no sangue (que causa inflamações, como a gota).

O produto, no entanto, peca por conter menos vitaminas e pela maior concentração de sódio comparada ao legume in natura. Mas isso não é um grande problema. Essa quantidade ainda é bem mais baixa do que a oferecida em qualquer pacote de salgadinho. Por isso, a farinha de berinjela está liberada para hipertensos.

A única ressalva é que, após a ingestão da farinha, há o aumento dos radicais livres no organismo – aquelas substâncias que destroem as células do corpo e aceleram o envelhecimento. Por esse motivo, os especialistas recomendam consumir, logo depois, uma fruta cítrica, rica em vitamina C (como laranja, limão, acerola, kiwi). Esse nutriente neutraliza o efeito destrutivo dessas moléculas oxidantes e evita o problema.

Quer aprender a fazer a farinha em casa? A nutricionista Mauara Scorsatto, coautora da pesquisa, ensina a receita “

Fonte: Revista Saúde, Revista Women´s Health, Site M de Mulher

Fica a dica!
Beijos,
Isa

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