TPM na Operação Casamento

20 jul

 

Hoje vamos falar de um problema que atinge cerca de 80% das mulheres: a TPM (tensão pré-menstrual).  Sim, faço parte desse percentual e fico querendo “matar um” nesses períodos e quando junta com as coisas do casamento aí é melhor sair da frente, por questão de segurança (hehehehe). E quando não estou comendo chocolate ou algum doce estou extravasando no muay thai, o que já ajuda bastante nesses dias.

Essa ebulição de hormônios que nos afeta mensalmente, se manifesta de 10 a 15 dias antes da menstruação e pode ter mais de 150 sintomas físicos e emocionais, entre eles a retenção de líquidos, oscilações de humor, ansiedade, insônia, além do aumento de apetite e/ou vontade de ingerir doces. Esse último aparece para prejudicar e (tentar) acabar com a nossa Operação Casamento.

Mas nós estamos aqui para prevenir essa tragédia e tentar minimizar esses problemas. “Quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, que podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez. Bastam alguns ajustes para que os benefícios apareçam, priorizando a ingestão de alguns e evitando a de outros”, explica a nutricionista Tatiana Ogheri, pós-graduada em Nutrição em Atividade Física pela UERJ.

Segundo a nutricionista, nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo. Por isso vamos dar dicas de alimentos que amenizam esses desequilíbrios femininos:

  • Leite fermentado, aveia e fibras alimentares: melhoram o funcionamento do intestino, assim, você não se sentirá tão inchada.
  • Frutas cítricas e vegetais alaranjados: deixam a pela mais bonita durante esse período, fazendo com que sua auto-estima permaneça alta.
  • Vegetais verde-escuros: são ricos em cálcio e diminuem as cólicas, deixando você mais disposta à rotina do dia a dia.
  • Aveia, arroz integral, trigo, soja, ervilha e feijão: aliviam a irritabilidade e o mal-estar, ajudando você a ser mais passiva com as pessoas.
  • Salmão, linhaça, azeite de oliva, castanhas e nozes: melhoram a circulação, evitando os inchaços.
  • Semente de girassol: diminuí a depressão e a ansiedade, melhorando seu humor.
  • Soja e derivados: reduzem a fadiga e aumentando a vitalidade.
  • Carnes magras e frutos do mar: auxiliam o trabalho dos ovários, diminuindo as cólicas.
  • Água e sucos naturais: diminuem a retenção de líquidos.

E evite os seguintes alimentos:

  • Café, chocolate, refrigerantes, bebidas alcoólicas e tudo que contenha cafeína: aumentam a irritabilidade.
  • Sal, industrializados, embutidos e defumados: promovem a retenção de líquido.
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas: prejudicam a circulação.

Mês que vem vocês me contam se deu certo…rs Boa sorte, meninas (e meninos!!).

Bjs e bom finde

Fonte: Melhores dicas de dieta / Beleza (Portal Terra) / Nutricio /Revista Saúde / UOL

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Atenção meninas! Não queremos, de maneira nenhuma, promover dietas ou perda de peso irresponsável. O conceito dessa sessão é incentivar-nos a viver uma vida mais saudável e ativa, pensando sobre os tipos de alimentos que estamos colocando em nossos corpos para estar em forma.
Se você também quer entrar nessa, faça como a gente e consulte um profissional para te ajudar!
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