Lareira de arte: Focus

20 jul

“Sem poesia existe-se sem viver” já disse Dominique Imbert, criador da Focus, lareiras que são verdadeiras obras de arte.

Há quarenta anos, a Focus produz esculturas em forma de lareira, numeradas e assinadas. O negócio começou por acaso, em um ateliê pobre, quando o escultor Dominique Imbert escultor resolveu fabricar a própria lareira da casa antiga recém-comprada. Um amigo viu, gostou e encomendou uma. Dominique fez uma parecida com a sua, só que giratória. O começo de tudo, porém, foi bem complicado.

Com design inovador, o modelo Gyrofocus ganhou o “world’s most beautiful object”, concurso internacional de design de Pulchra, na Itália). A lareira gira para aquecer por igual os espaços do apartamento e é inovadora – mesmo sendo criada nos anos 60 – porque ela pode ocupar o centro de um ambiente, sem precisar ficar encostada na parede.

O modelo Heterofocus de lareira para loft rústico-chique é esculpida em bruto, aço polido, com ou sem porta. Sua forma áspera, irregular é ainda reforçada pelas suas soldaduras visíveis.

As lareiras fogem à tudo que seria convencional e transporta o ambiente para curvas e traços que agradam a mente humana, proporcionando conforto, eficiência energética, praticidade e estética. Os modelos possuem preços que variam de 3000 a 15000 Euros, fora a instalação, que fica em torno de 2000 Euros.

Hoje, Dominique Imbert possui uma empresa, com alcance mundial, dedicada à venda de diversos modelos da Focus e ela está com projetos cada vez mais ambiciosos para ganhar o mercado brasileiro, que por sinal já representa grande parte de suas vendas pela internet.

Durante todo esse tempo da empresa Focus já são mais de 3 mil modelos desenvolvidos, alguns premiados e expostos em centros e museus de prestígio, como o Guggenheim de Nova York e os de arte contemporânea de Bordeaux e Estocolmo.

No mais novo hotel da rede Fasano, no interior de São Paulo, uma linda lareira aquece os hospedes no centro do living. E muitas outras casas por aqui também possuem essa obra prima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: