Passo-a-passo para mudar seus hábitos

12 jul

Estamos, há mais de um mês, nos comprometendo a mudar hábitos de vida, na Operação Casamento. Nesses 65 dias, vimos a importância de passar a ingerir muito líquido, acrescentar chá-verde e frutas à dieta, dizer não aos doces, comer antes de ir a uma festa… ou seja, a fazer diferente de tudo que fazíamos até aqui e pra isso, é preciso mudar, substituindo hábitos ruins por rotinas boas.

Então, digamos que você também entrou nessa com a gente e quer começar a malhar amanhã. Pra ajudar seu cérebro a se reprogramar, planeje hoje um grande início, deixando fora do armário a roupa de ginástica (que funcionará como um gatilho, leia aqui como isso funciona) para você não ter que procurá-la sonolenta no dia seguinte. Depois, coloque o despertador para uma hora mais cedo (criando uma rotina). Faça isso 2 ou 3 vezes por semana. Não se force todos os dias para não tornar o objetivo irreal.

Eu, que preciso acordar às 6 da manhã para a minha primeira atividade física, já deixei tudo preparado para me ajudar a criar a rotina. Logo, vou conseguir criar o hábito bom de correr com pouco sol e começar o dia logo cedinho. Pra isso, vou eliminando hábitos ruins, como trabalhar até tarde, jantar muito tarde (o que parei de fazer há mais de 1 mês) e claro, dormir muito tarde!

E sabe uma dica que aprendi com a minha mãe? Já deixar a mesa do café da manhã posta. Assim, você perde menos tempo e evitar “sair sem comer” por causa da hora!

Você também pode se premiar quando conseguir levar a diante um plano: faça uma viagem para compensar o esforço, por exemplo. Mas puna-se se não conseguir cumprir tudo no prazo estipulado. Se as recaídas eventualmente acontecerem, não desista.

Afinal, nosso cérebro prefere essas ações automáticas a pensar.

Então aproveite a preguiça da sua cabeça. Com disciplina e persistência, você vai conseguir reprogramá-la. Basta identificar os comportamentos que incomodam e entender o que os dispara. Logo ficará mais simples substituí-los por coisas que só fazem bem.

Pense no que você quer mudar e seja positivo. Quando a coisa parecer difícil demais, lembre-se: a vantagem é que só precisamos fazer o esforço uma vez para automatizar o bom comportamento para toda a vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: