O Desafio da Corrida – parte II

30 jun

Há duas semanas comecei a correr, seguindo um programinha de 2 meses da revista boa forma. Nessas primeiras duas semanas comecei o treino intercalando caminhada com corrida leve.

Não tem jeito, a corrida não perde seu posto de atividade física queridinha para quem quer emagrecer, definir pernas, bumbum e barriga.

Agora chegou a hora das duas segundas semanas e eu vou fazer 1 mês de treino de corrida. Nada mal para quem nunca correu, não é?

Essa é a tabelinha que vou começar a seguir agora e se você também quer começar e perdeu os primeiros dias, veja aqui.

Depois de seguir esse programa, você ( e eu!) vai estar pronto para correr uma prova se 5 km!

Se você também quer correr, preste atenção nos principais erros de quem se propõe a essa prática.

Deve-se ir pelo menos uma vez por ano ao médico, para acompanhamento; em alguns casos específicos, a cada seis meses. Os resultados é que permitirão ao corredor e ao treinador montar um plano mais eficiente e seguro

O programa de treinamento é feito para que, de forma organizada e segura, o atleta possa evoluir. Os treinadores montam suas planilhas levando em conta aspectos individuais como peso, tempo de treinamento, objetivos propostos…

A filosofia do “no pain, no gain” (“sem dor não há ganho”) não é adequada para quem quer fazer da corrida uma prática saudável. É possível evoluir sem nenhum desconforto.

Para iniciantes, a melhora no desempenho é percebida logo nas primeiras semanas. E o ideal é que a evolução seja de, no máximo, 10% do total de quilometragem percorrido na semana anterior. Se você estiver com sobrepeso, redobre sua preocupação.

 A recomendação é tomar cerca de 600 ml por hora, ou melhor, cerca de 150 ml a cada 15 minutos

Entre 1h30 a 2 horas antes de correr coma algum alimento leve para oferecer suporte energético para a atividade. Em treinos mais longos a dica é repor com sachês de carboidratos ou maltodextrina.

A participação em competições deve ser feita de forma moderada, pois nas provas atingimos o ápice de desempenho e esforço físico. Alguns corredores chegam a participar de provas todos os fins de semana, o que pode impedir uma melhoria da condição física.

Alguns corredores não se preocupam com o tipo de pisada e usam qualquer tênis. Isso pode causar algum desconforto. Um tênis deve durar, em média, de 450 a 600 km. Outra sugestão é alternar dois pares de tênis entre os treinamentos!

Para cada treino mais intenso deve haver um dia de treino mais leve, e até mesmo um “day off”. É durante os períodos de descanso, entre um treino e outro, que acontecem a recuperação e a construção muscular.

O diretor da empresa de assessoria esportiva Run&Fun Mário Sérgio Andrade Silva recomenda que se busque orientação em revistas especializadas ou ajuda de um treinador para analisar como anda sua técnica de corrida

Ao iniciar a prática de atividades físicas, é importante realizar um acompanhamento médico adequado para não acabar prejudicando a saúde do corpo.

Se você pretende começar a correr ou já está na ativa, garanta que sua avaliação pré-participação esteja atualizada. Consulte bons profissionais para acompanhá-la nesse processo e garanta sua saúde durante os treinos.

♥♥♥♥♥

Quer mudar de vida? Entre com a gente nessa operação!

Use a hashtag #operacaocasamento e #blogopencloset em seu twitter e Instagram para dividir sua rotina com a gente.

Atenção meninas! Não queremos, de maneira nenhuma, promover dietas ou perda de peso irresponsável. O conceito dessa sessão é incentivar-nos a viver uma vida mais saudável e ativa, pensando sobre os tipos de alimentos que estamos colocando em nossos corpos para estar em forma.
Se você também quer entrar nessa, faça como a gente e consulte um profissional para te ajudar!
♥♥♥♥♥

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: