“E Aí…Comeu?” – Um belo e humorado elogio ao amor

22 jun

Bar, cerveja, homens e um assunto central: mulheres. Faltou apenas o futebol para ser a cena mais ridiculamente machista de início de filme. Mas “E aí… Comeu?” não fala de futebol.

O bar Harmonia é o lugar onde os protagonistas, três machões-alfa, se reúnem para dividirem, sem qualquer pudor verbal, suas experiências e dilemas de relacionamento. Nessa zona, atualmente neutra, fica claro o combate entre os sexos, mas apenas para esconder a alma essencialmente feminina que há em cada um dos personagens.

Fernando (Bruno Mazzeo), é arquiteto que acabou de se separar e tenta entender o pé na bunda recém tomado. Honório (Marcos Palmeiras), jornalista, casado com Lena (Dira Paes) é atormentado pela hipótese do chifre. Fonsinho (Emílio Orciollo Netto), solteirão, escritor e rico de berço, é especializado em seduzir mulheres casadas. Há ainda Seu Jorge, com personagem homônimo, que é o ídolo dos marmanjos: um garçom-gentleman que mesmo confessando pegar todas, não entrega nomes.

No roteiro, que é de Marcelo Rubens Paiva (e ele coassina com Lusa Silvestre), o encontro no bar é o momento que os homens, camuflados com discursos machistas, mas muito bem-humorados, mostram-se fragilizados com a autonomia das mulheres e tentam redescobrir o lugar que ocupam nessa realidade pós-feminista.

Para as mulheres, assistir ao filme é, como diria o anjo pornográfico, ver o amor pelo buraco da fechadura, participar de tudo sem ter que pedir licença e ainda descobrir que esses marmanjos, quando se aproximam de nós, se encolhem, querendo carinho e atenção. Coisas que só as mulheres tinham o direito de exigir. Que bela inversão de papéis, hein, meninas?!

Esse homem romântico fica claro na cena da primeira “tarde de amor” do personagem do Bruno e da jovem Laura Neiva. Lembram do Tio Sukita? A relação é um pouco essa, só que com doçura e delicadeza.

Mas claro, como uma pitada de humor grotesco não faz mal à ninguém, as intervenções do personagem de Marcos Palmeiras ensinando as praticas sexuais de forma didática são hilárias.

As mulheres do filme, atrizes super talentosas, trazem na alma um pouco de todas nós. Quem é que já se sentiu preterida pelo parceiro? Ou quem tinha certeza de que queria terminar um relacionamento, mas ainda tinha um pouco de dúvidas? Ou quem tem tantos sapatos que já não cabem mais nas malas?

Até eu me enxerguei aí e a nós três aqui do blog, as três mocinhas elegantes: mulheres normais, com dramas particulares, mas que adoram saber que são as donas do pedaço. Afinal, bar é legal, mas qualquer bom machista sabe que é bem melhor estar ao nosso lado.

Eu saí do filme perguntando ao meu namorado se ele sentiu vontade de ser solteiro, porque o filme traz algo fresco, jovem e bem-humorado que há nos homens. Isso acontece porque eles sabem que em algum momento serão capturados por alguma mulher. “E aí…Comeu?” é, na verdade, um belo elogio ao amor.

Hoje acontece a estréia nacional. Não perca! O filme garante boas risadas!

Veja aqui os horários no Rio.

Ficha Técnica:

Diretor: Felipe Joffily
Elenco: Marcos Palmeira, Bruno Mazzeo, Emilio Orciollo Netto, Laura Neiva, Dira Paes, Juliana Schalch, Tainá Muller, Seu Jorge, Murilo Benício, Katiuscia Canoro, José de Abreu
Produção: Augusto Casé
Roteiro: Marcelo Rubens Paiva, Lusa Silvestre
Fotografia: Marcelo Brasil
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Duração: 102 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Downtown Filmes, Paris Filmes, RioFilme
Classificação: 14 anos

Uma resposta to ““E Aí…Comeu?” – Um belo e humorado elogio ao amor”

  1. Guilherme Awesome Dude 22/06/2012 às 20:10 #

    tenho minhas duvidas sobre esse filme

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: