As 10 bibliotecas mais lindas do mundo

1 nov

Hoje estava lembrando que, quando criança, meu sonho era ser esquecida dentro de uma livraria. Me imaginava passando a noite sozinha naquele lugar, podendo ler todos aqueles livros – e juro, não era assustador!

Por isso, o post de hoje é uma listinha para quem ama ler preparada pelo FalaCultura. Então, prepara o guardanapo, porque você vai ficar com água na boca.

beijos!!

10. Biblioteca da Abadia de Admont, na Áustria

A maior biblioteca de monastério do mundo. A Abadia de Admont foi fundada em 1074, e em 1776 recebeu sua espetacular biblioteca branca e dourada. Felizmente, a biblioteca resistiu ao terrível incêndio de 1865, que destruiu o restante da construção.

9. Biblioteca do Monastério de Strahov, na República Checa

Essa biblioteca é parte de um monastério fundado em 1143. Seu teto está decorado com um maravilhoso afresco do século XVIII, chamado O esforço da humanidade para obter a verdadeira sabedoria.

8. Biblioteca do Parlamento Canadense, no Canadá

Foi originalmente construído em 1876 – mas apenas uma pequena parte ainda corresponde ao original, já que a maioria da biblioteca foi destruída em um incêndio, em 1916.

7. Real Gabinete Português de Leitura, no Brasil

Achou que a gente não ia incluir nenhum brazuca no ranking? Essa biblioteca escura e sóbria fica no Rio de Janeiro. Construída em 1837, apresenta quadro andares que mais parecem labirintos, para poder acomodar todos seus 350 mil exemplares.

6. Biblioteca da Universidade de Delft, nos Países Baixos

Visual moderno, versatilidade e luz natural. O que há para não gostar na biblioteca da Universidade de Delft, desenhada pelos arquitetos do Mecanoo?

5. Biblioteca Parabola, no Reino Unido

A Sala de Leitura da Biblioteca Britânica, mais conhecida como Biblioteca Parabola, foi construída em 1857, mas recentemente restaurada (em 2000). Essa sala foi inspirada pela cúpula do Panteão, em Roma. Um bônus? Reza a lenda, foi aqui que nasceu o Manifesto Comunista.

4. Biblioteca Municipal de Estocolmo, na Suécia

Construída em 1932 de acordo com o projeto do arquiteto Gunnar Asplund, ainda é considerado um dos prédios mais importantes de Estocolmo. Essa, porém, é uma imagem em 3D, criada por Olivier Charles, de um projeto para a Biblioteca Pública.

3. Biblioteca da Trinity College, na Irlanda

Na universidae mais antiga da Irlanda, a “Velha Biblioteca” é toda feita em madeira, com escadas em caracóis e fileiras e mais fileiras de livros. Foi construída entre 1712 e 1732, e renovada mais de um século depois, em 1860, para a inclusão de um novo andar de livros.

2. Handelingerkamer, nos Países Baixos

O teto dessa biblioteca é uma cúpula de vidro, que permite a entrada da luz natural, de forma a iluminar todos os quatro patamares de prateleiras. Essa ideia foi essencial no século XIX, para evitar que velas fossem levadas muito próximas aos livros.

1. Biblioteca Jurídica de Iowa (EUA)

Ok, os livros são todos de Direito. Mas, vamos combinar: ninguém é perfeito. Mas é praticamente impossível negar a beleza dessa biblioteca, com suas cores harmoniosas e a linda escada em caracol que fornece acesso aos diversos andares de livros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: