It Girl

6 set

Conhece essa figura que anda circulando pelos tablóides americanos? A nova-iorquina Iris Apfel  faz sucesso porque subverte os códigos da moda.

Essa senhorinha, com seu estilo marcante, conquistou o prêmio “Icone Global de Estilo” do site de tendências WGSN (o mais importante site de pesquisa de tendências do mundo). A “it-girl” mais velha do mundo compleou  90 anos semana passada e ainda ganhou um documentário sobre sua vida.

O cineasta Albert Maysles voltou seu olhar para essa figura estilosa, que se tornou uma das mais comentadas nos blogs e veículos de moda nos últimos tempos. Sua missão é desvendar essa mulher de cabelos brancos, por trás dos óculos coruja de aros pretos.

Em maio desse ano Iris assinou uma linha de acessórios para o gigante de televendas americano “HSN”, que deve ser comercializada a partir de setembro.

A designer, que decorou a Casa Branca por oito vezes, foi tema de uma importante exposição no Metropolitan Museum, em Nova York. A mostra, intitulada “Rara Avis: Selections from the Iris Barrel Apfel Collection”, expôs parte do seu acervo pessoal. E causou! Além disso, ela também foi homenageada no belo livro “Rare Bird of Fashion – The Irreverent Iris Apfel” em 2007.

Iris Barrel nasceu em 1921, no Queens e começou sua carreira na moda no jornal “Women’s Wear Daily”. Mais tarde se casou com Carl Apfel, com quem vive até hoje. Dois anos após o casamento, o casal fundou a Old World Weavers, renomada empresa de tecidos de decoração e de reprodução de padronagens antigas que teve grandes clientes, como Greta Garbo e Estée Lauder. Três décadas depois, o casal vendeu a tecelagem mas continuou trabalhando como consultores.

Foi a partir de 1950 que o casal começou a viajar pela Europa, África, Oriente Médio e Ásia. Nessas incursões, Iris descobriu os acessórios: “Sem eles eu estaria perdida. Acessórios têm o poder de mudar inteiramente um look”. Foi desse olhar aguçado sobre culturas e estilos diferentes que ela passou a compor modelos de alta-costura de seus estilistas favoritos – Norman Norell, Pauline Trigère, Sydney Gittler, Balenciaga, Ben Zuckerman, Bill Blass, Oscar de la Renta.

Iris diz que apesar do estilo polêmico, se veste unicamente para ela. “Espero que as pessoas gostem. Mas, se não gostarem, o problema é delas, não meu”.Uiii!

Agora, se liga nas dicas de Iris:

1) Nunca leve o seu visual a sério demais. Nem a você mesmo

2) Não entre em pânico com a sua idade

3) Divirta-se

4) Viaje muito

5) Vá do high ao low

6) Visite o reino animal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: