Onde as crianças dormem

24 jun

Indira, 7 anos, vive com seus pais, irmão e irmã, perto de Katmandu, no Nepal. Sua casa tem apenas um quarto, com uma cama e um colchão. Ela trabalha na pedreira de granito local 6 horas por dia, com mais 150 crianças.

Da idéia da publicação de fotos sobre direitos das crianças surgiu o livro do Fotógrafo James Mollison em parceria com o jornalista norte-americano Chris Booth: “Where children sleep” –  Onde as crianças dormem, do original, em inglês.

Kaya, 4 anos, vive com seus pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas. Sua mãe faz todos os seus vestidos.

O artista rodou o mundo fotografando meninos e meninas sobre fundos neutros e, depois, fazia uma foto de seus quartos. O resultado: um livro lançado em 2010 e uma ampla reflexão sobre as condições sócio-culturais a que nossas crianças estão submetidas. Além disso, o livro faz pensar a importância e o impacto do quarto durante a criação e desenvolvimento dos pequenos.

Anônimo. 17 anos, vive em uma favela no Rio de Janeiro.

A idéia de fazer fotos separadas (e não das crianças em seus quartos) é justamente mostrar como, em ambiente neutros, elas são iguais: só crianças. Quando vemos o lugar em que os meninos vivem e imaginamos a vida que têm podemos, então, enxergar o abismo que as separam.

O Lar para este menino e sua família é um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Roménia e acampa em terras privadas. Como não tem documentos, nenhum deles consegue um trabalho legal.

Lamine, 12 anos, Senegal. Aluno na vila do Corão, onde não são permitidas as meninas.

Tzvika, 9 anos.Vive em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia.

Jamie, 9, mora com seus pais e os irmãos gêmeos mais novos em um apartamento na 5 ª Avenida, em Nova York

Thais, 11, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos, na Cidade de Deus, aqui no Rio.

Joey, 11, mora em Kentucky, EUA, com seus pais e irmã mais velha. Ele regularmente acompanha seu pai em caçadas de animais. Ele é dono de duas espingardas.

Roathy, 8 anos, vive nos arredores de Phnom Penh, Camboja. Sua casa fica em um lixão enorme. Seu colchão é feito de pneus velhos. Cinco mil pessoas vivem e trabalham lá.

Jasmine ("Jazzy"), 4, vive em uma casa grande no Kentucky, EUA, com seus pais e três irmãos. Sua casa é na zona rural, rodeada por terrenos agrícolas. Seu quarto está cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concursos de beleza.

Nantio, 15 anos, é membro da tribo Rendille, no norte do Quênia. Ela tem dois irmãos e duas irmãs. Sua casa é uma barraca feita de plástico. Ela está esperando um "moran" (guerreiro) que irá selecionar-la para o casamento. Mas, primeiro, ela terá que se submeter a circuncisão, como é o costume.

Douha, 10, mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron, na Cisjordânia. Ela divide o quarto com suas cinco irmãs.

Assunto nada mal pra uma sexta cedo, hein?!

Depois dessa, vambora que tá na hora de começar o dia…

beijos!

~

Where Children Sleep, 112 páginas, 2010, publicado por Chris Boot.

~

Fotos: Reprodução

2 Respostas to “Onde as crianças dormem”

  1. Manu 24/06/2011 às 16:38 #

    Uma maneira genial e ludica de causar reflexao e debate sobre algo importante, ne?!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: